Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

A comunicação via satélite pode salvar o seu negócio

comunicacao via satelite
Tempo estimado de leitura: 06:12 minutos

Empresas que atuam em áreas onde a qualidade do sinal GRPS é baixa, como dos segmentos Rodoviário, Agronegócio e Náutico, por exemplo, sofrem com a dificuldade em ter uma comunicação ininterrupta, ficando por longos períodos sem dados sobre sua operação. Isso pode acarretar diversos prejuízos para o negócio. Com cobertura total do globo, a comunicaçao via satélite pode ser a salvação para sua empresa. Leia este artigo até o final e entenda o que é a comunicação via satélite e algumas de suas aplicações.

A comunicação via satélite

A comunicação via satélite é a maior invenção tecnológica do homem até o século XXI. Com ela é possível estabelecer a comunicação entre pessoas, ou objetos, em áreas extremamente distantes e em pontos remotos do mapa. Com o tempo, tivemos também outros níveis de aprimoramento, como por exemplo as tecnologias em microinformática, que passaram a possibilitar a transmissão de dados, até mesmo em movimento, facilitando muito o trabalho em campo. Essa comunicação é feita através da transmissão de dados do cliente para o satélite e, posteriormente, para o servidor. É certo que esse desenvolvimento melhorou muito os níveis de segurança e eficiência das pessoas em grupos de trabalho e expedições. 

Essa mudança de cenário favorece muito setores como agronegócio e náutico, por exemplo, que atuam em áreas remotas e sem conectividade via GPRS. Vamos conhecer um pouco sobre as soluções que a comunicação via satélite pode trazer para estes segmentos? Continue a leitura! 

Soluções para o segmento náutico

Um dos grandes problemas do setor náutico, principalmente em Estados como o Amazonas, é o furto de combustíveis. Dados do Sindarma (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas) apontam que os prejuízos chegam a R$ 100 milhões/ano aos empresários do setor. Mas graças ao avanço da tecnologia esse problema poderá ser minimizado.

Com comunicação via satélite e a implementação de sistemas de telemetria, é possível monitorar, vigiar e ter dados em tempo real, mantendo embarcações seguras e conectadas, em qualquer lugar do globo. 

Os benefícios da comunicação via satélite no segmento náutico são vários, entre eles está o acompanhamento em tempo real de dados do nível volumétrico, da temperatura e de contaminação dos tanques das unidades transportadoras (balsas) e das unidades empurradoras. Além disso, é possível monitorar os motores das unidades empurradoras, permitindo a realização de manutenções preventivas do sistema, gerando economia de combustível.

A Effortech tem estudado esse cenário e desenvolvido soluções para permitir o rastreamento e envio de dados em tempo real das embarcações, trazendo muito mais segurança para a operação e economia de recursos. Converse com a nossa equipe e saiba mais sobre as soluções! 

Soluções para o segmento de agronegócio


O agronegócio também sofre com a falta de conectividade no campo. Ao longo dos anos o setor tem se reinventado e inserido novas tecnologias no seu dia a dia como a Agricultura de Precisão e mais recentemente a Agricultura 4.0, que integra diversas tecnologias a fim de agregar inteligência e automatização aos processos produtivos. Seu principal objetivo é otimizar a gestão e a produção agrícola, reduzindo custos, racionalizando o uso de insumos e possibilitando o aumento de produtividade.

Neste cenário, o principal exemplo são os serviços de telemetria, que chegaram para otimizar ainda mais a precisão em coletar e analisar dados. Durante a colheita, é possível analisar dados das máquinas e saber se elas estão próximas da manutenção, se os equipamentos estão funcionando 100%, bem como medir a temperatura, a umidade, a pressão de óleo e a localização via GPS. Com isso, é possível aumentar e otimizar os níveis de produção, diminuindo significamente os gastos e aumentar os lucros. 

Com a comunicação via satélite, é possível acessar esses dados em tempo real mesmo de localizações distantes, que outras tecnologias como GPRS e Wi-Fi não alcancem, permitindo maior controle sobre seu negócio. 

Aqui no Blog tem um texto super completo explicando o que é a Agricultura 4.0, seus benefícios e aplicações. Clique aqui para ler.

Effortech e a maior constelação de satélites do mundo

A Iridium é a única provedora de serviços de comunicação via satélite que oferece cobertura global, incluindo também o alto mar. Ela conta com 66 satélites em órbita baixa da terra (LEO) interligados e mais de 300 mil clientes. A Effortech hoje é uma das principais distribuidoras e atua em conjunto com a mesma, buscando desenvolver soluções eficientes para todos os clientes. Essas soluções incluem o envio de dados, rastreamento e monitoramento, seja no oceano, vias aéreas ou regiões polares. Em qualquer região, por mais remota que seja, é encontrada a cobertura Iridium


Cada vez mais, a Iridium aprimora a tecnologia de ponta para proporcionar a alta confiabilidade dos dados transmitidos e a eficiência na sua entrega. Em 2019, ela pode completar a missão NEXT, em que o seu foco foi substituir a constelação ainda da primeira geração, lançada na década de 1990. Com isso, é possível notar o preparo para atender muito bem e proporcionar soluções em comunicação via satélite para todo o globo. 

Os terminais satelitais da Effortech ICON ST-0 e ICON ST-1 utilizam os satélites da Iridium e contam com essa eficácia garantindo o alto nível de confiabilidade, sendo totalmente vantajosos e eficazes.

Conheça os terminais satelitais da Effortech

Presentes na Linha Stem da Effortech, o ICON ST-0 e ICON ST-1 possuem cobertura global que atende a necessidade de segmentos que precisam de comunicação em lugares remotos do globo, em que há baixa qualidade de atendimento de outras tecnologias, como o GPRS, por exemplo. Os terminais satelitais da Effortech utilizam os satélites de baixa órbita da Iridium e, com isso, proporcionam eficácia em 100% de toda a comunicação em tempo real

Podem ser aplicados em diversos segmentos, como automotivo, náutico, marítimo, agrícola e demais projetos que envolvam monitoramento e telemetria de ativos móveis ou imóveis. Confira os benefícios e diferenciais de cada produto.

ICON ST-0

  • Se comunica com o rastreador ou computador de bordo via serial (RS232);
  • Fácil instalação da base (separada do terminal) e saída lateral do cabeamento;
  • Excelente custo-benefício.

ICON ST-1

  • Interface serial RS232 ou RS485;
  • Entradas e saídas digitais;
  • Possui inteligência embarcada que organiza e formata o envio de dados;
  • Memória interna que permite a retenção para posterior entrega de mensagens; 
  • ACK´s de envio e recebimento de mensagens;
  • Conta com módulo GPS e dependendo da aplicação dispensa o uso de rastreadores ou computadores de bordo;
  • Saída de cabo lateral, facilitando a instalação;
  • Excelente custo-benefício.

Quer conhecer mais soluções para o seu segmento? A Effortech possui profissionais qualificados para identificar as melhores soluções para a necessidade do seu negócio. Nossa principal função é viabilizar a gestão remota de ativos, com inovações em conectividade e IoT, buscando otimizar recursos e, consequentemente, os resultados para os clientes. 

Faça parte do time de clientes Effortech e garanta maior efetividade no seu processo de trabalho.