Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

Os impactos do 5G no futuro da tecnologia no Brasil

5g
Tempo estimado de leitura: 02:39 minutos

Tendência | As principais mudanças no cenário tecnológico brasileiro chegam para trazer formatos mais otimizados na forma de se comunicar. O principal exemplo é a disseminação dos sistemas de dispositivos inteligentes que utilizam a IoT (Internet das Coisas) em máquinas e equipamentos. Com isso, é possível perceber mudanças em setores importantes do país, como rastreamento, logística, indústria, agronegócio, governo, iniciativa privada, entre outros. Esse mesmo mercado que passou por duas gerações de tecnologias de redes móveis, agora está próximo de outra, ainda mais eficiente: a 5G, internet sem fio até 20 vezes mais rápida e com 120 vezes menos latência que o 4G.


Como incentivo para essa mudança de cenário, surge a Indústria 4.0, que chega para transformar radicalmente o mercado brasileiro, com apoio inclusive do Fórum Econômico Mundial. O mercado tecnológico hoje tem sofrido transformações positivas que trazem as mais sofisticadas soluções para a realidade das empresas brasileiras no formato de trabalhar, garantindo mais eficiência. Entre essas transformações, encontramos algumas tendências que possuem também esse caráter disruptivo, em que a proposta é trazer uma readaptação da sociedade e também do mercado.  

Vamos falar hoje sobre as tendências do mercado brasileiro em relação às tecnologias? Continue essa leitura! 

Os impactos do 5G em dois setores: IoT e Tecnologia de Rastreamento

O 5G ainda não é realidade no Brasil. No entanto, especialistas já trabalham na melhor forma de entregar aos brasileiros essa tecnologia que vem para substituir o 3G e 4G. Estima-se que até 2022, as conexões 5G representarão mais de 3% do total de conexões móveis e quase 12% do tráfego global de dados móveis. A conexão 5G média (22 GB/mês) gerará cerca de três vezes mais tráfego que a conexão 4G média (8 GB/mês).

Nesse sentido, a união do 5G e IoT, permitirá maior entregabilidade, com rapidez e flexibilidade, em veículos autônomos. Esse impacto é extremamente positivo para setores que trabalham com rastreamento de cargas, veículos ou ativos de forma geral, e dispositivos M2M, por exemplo. Nesse sentido, a IoT garante maior eficiência se alinhada à internet 5G que é mais rápida e oferece menor custo de energia.

Como se preparar para o futuro

Com essas novas tecnologias chegando no cenário brasileiro, o melhor é estar conectado às novas tendências para otimizar os recursos da sua empresa. Aqui na Effortech nós estudamos o mercado e analisamos possíveis tendências, sempre em busca do novo. Continue lendo os nossos materiais e esteja um passo à frente! 

É certo que essas mudanças afetam o cenário econômico, formatos de trabalho e, consequentemente, a lucratividade pela eficiência. A Internet das Coisas, alinhada à tecnologia 5G, tende a ser muito positiva para o mercado, principalmente de rastreamento e monitoramento de ativos.

A sua empresa já trabalha dispositivos inteligentes? Você gostaria de ser uma das primeiras empresas a colocar em prática o 5G nas operações? A Effortech está antenada a esse cenário e quer oferecer soluções para você. Vamos conversar? 

Clique aqui e fale com nossos consultores!