Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

Como funciona a comunicação via satélite?

comunicação via satélite
Tempo estimado de leitura: 03:49 minutos

O final dos anos 1950 e início da década de 1960 foram marcados pelo desbravamento dos satélites no espaço. O primeiro satélite artificial, o famoso Sputnik 1, foi lançado em 1957 e abriu caminho para os próximos que o seguiram nos anos seguintes.

Hoje, cerca de 3 mil satélites artificiais ativos orbitam a Terra, mas a tendência é que esse número aumente exponencialmente nos próximos anos. Em 2019, por exemplo, a empresa de sistemas aeroespaciais e de serviços de transporte espacial SpaceX obteve autorização inicial para lançar até 30 mil satélites, a fim de levar conexão de alta velocidade ao redor do mundo (e o objetivo deles é aumentar para 42 mil unidades).

A comunicação via satélite, literalmente, está passando por cima de nossas cabeças e deve revolucionar o mercado das telecomunicações, por isso continue a leitura deste artigo para entender o que são satélites e como funciona a comunicação via satélite.

O que é um satélite?

Um satélite é definido como um corpo físico que gira em torno de um grande objeto no espaço, podendo ser natural (como a Lua, por exemplo), ou artificial, que são os enviados pelo homem ao espaço. Existem satélites com diversas funções, como meteorológico, militar, pesquisa, navegação e de comunicação, que estamos enfocando neste artigo.

Os satélites ficam em órbitas ao redor da Terra e, com base em sua órbita e altitude, podem ser categorizados entre Satélites Geoestacionários (GEO – Geosynchronous Earth Orbit) e Satélites Não-Geoestacionários (não-GEO).

Os Satélites Geoestacionários ficam estáticos sobre o plano equatorial da Terra a cerca de 36 mil quilômetros em relação ao nível do mar. São usados normalmente para serviços de televisão e internet via satélite.

Já os Satélites Não-Gestacionários ficam em movimento constante ao longo da órbita da Terra e operam mais próximos da Terra (com altitudes variando entre 500 Km até 36 mil Km de altura). São recomendados para aplicações em IoT (Internet das Coisas).

Como funciona a comunicação via satélite?

De forma geral, a comunicação via satélite é responsável pela distribuição de informações (dados, voz e vídeo) para todo o mundo via ondas eletromagnéticas. Mas vamos olhar com mais calma.

Todo processo de comunicação envolve sempre um emissor, um receptor e um canal por onde a mensagem é enviada. No sistema de comunicação satelital não é diferente. O satélite atua como um canal de comunicação entre um dispositivo transmissor e outro receptor. As informações (dados, voz e vídeo) são transmitidas via ondas eletromagnéticas de um dispositivo ao outro, podendo a comunicação ser unidirecional ou bidirecional.

Comunicação unidirecional

Seguindo o exemplo da imagem acima, em um serviço unidirecional, também conhecido por simplex, o dispositivo A age somente como transmissor e o dispositivo B somente como receptor, ou seja, é possível apenas o envio de dados por uma parte. Exemplos de aplicação da comunicação simplex são o rastreamento de ativos via GPS e as rádios e TVS via satélite. Em todos esses casos, apenas o emissor envia a mensagem.

Comunicação bidirecional

Em um serviço bidirecional, ou duplex, tanto o dispositivo A quanto o dispositivo B podem enviar e receber dados um do outro. Esse processo de comunicação é mais completo e viabiliza várias aplicações de IoT, onde se é necessário não apenas monitorar, mas também controlar remotamente um dispositivo ou ativo em questão. Este tipo de serviço é recomendado para rastreamento e monitoramento de ativos, pois permite recursos como a confirmação de recebimento dos dados enviados, envio de comandos via satélite ao dispositivo, possibilitando uma comunicação plena e de fato confiável.

Comunicação via satélite aplicada aos negócios

Negócios que atuam em áreas remotas, onde a qualidade do sinal GRPS é baixa, podem encontrar na comunicação via satélite um grande aliado, já que permite uma comunicação ininterrupta de qualquer lugar do planeta. Alguns exemplos de segmentos mais beneficiados com essa tecnologia são: Logística (multimodal), Telemetria, Indústria 4.0, Agricultura 4.0, Gestão de Frotas, entre outros.

Quer saber como a comunicação satelital pode mudar seu negócio? Fale com a gente! A Effortech possui equipe altamente capacitada para orientar sua empresa, independentemente do segmento.

Nossa principal função é viabilizar a gestão remota de ativos, seja por meio de nossas soluções em Hardware e Plataforma IoT ou por meio de parceiros com experiência consolidada no mercado. Fale agora com um consultor Effortech.