Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

Comunicação via satélite vale a pena para o meu negócio?

Tempo estimado de leitura: 05:12 minutos

Se a sua empresa tem a necessidade de saber exatamente onde estão os seus ativos, seja qual parte do mundo for, a comunicação via satélite vale a pena, sim, para o seu negócio. Se você ainda tem dúvidas, acompanhe nosso artigo e saiba agora mesmo o que é comunicação via satélite, quando usar, principais vantagens e suas aplicações.

O que é e quando usar a comunicação satelital?

A comunicação via satélite permite o envio e recebimento de dados entre dois dispositivos de qualquer lugar do planeta. Sua utilização é indicada para negócios globais que atuam em regiões remotas em que as tecnologias terrestres não tenham abrangência.

Hoje, pensando em aplicações de IoT (Internet das Coisas), as tecnologias de comunicação terrestres – GPRS, Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee, Celular (2G/3G/4G/5G), LoRaWAN, Sigfox, entre outras – ainda oferecem vantagens financeiras em relação à tecnologia satelital, como por exemplo menor custo de desenvolvimento e de dados e otimização de consumo de energia. Contudo, nenhuma delas consegue oferecer cobertura em 100% do planeta de forma ininterrupta.

Visando aproveitar o melhor de cada tecnologia, muitas soluções IoT utilizam de forma híbrida a comunicação terrestre e a satelital, assim o dispositivo prioriza as tecnologias de comunicação terrestres, que são mais baratas, e na indisponibilidade destas ativa a comunicação via satélite. Desta forma, é possível garantir uma transmissão ininterrupta com o melhor custo-benefício.

Veja também: Como funciona a comunicação via satélite?

Na solução híbrida, ao falhar a comunicação GPRS a comunicação satelital é ativada

Ainda está em dúvidas? Então confira 4 vantagens para adotar a comunicação via satélite na sua empresa ou para complementar seu portfólio de serviços de telemetria para seus clientes.

Vantagens da comunicação satelital

1. Cobertura 100% Global

Como já falamos anteriormente, uma das principais vantagens da comunicação via satélite é a possibilidade de alcançar as partes mais remotas do mundo, permitindo uma comunicação global e de forma ininterrupta.

Um ponto interessante é que a comunicação via satélite não é limitada por fronteiras territoriais entre regiões ou países. Ao contrário de operadoras de serviços de comunicação terrestres, um plano assinado com uma operadora satelital leva em consideração somente o volume de dados trafegados, sem se preocupar com a aplicação ou região do planeta em que a solução irá operar.

2. Implantação rápida

Outro ponto forte da comunicação satelital é a velocidade de implantação. O acesso aos satélites é instantâneo, já que não é necessária a avaliação de disponibilidade de atendimento ou contratação de operadoras de serviços locais.

Em relação às tecnologias que se utilizam de bandas não licenciadas, a tecnologia satelital tem a vantagem de não necessitar de desenvolvimento de infraestrutura de rede, o que muitas vezes oferece redução de custo e agilidade de implantação.

3. Confiabilidade

A cobertura de serviços satelitais é global e completamente disponível, sem a dependência de infraestrutura e qualidade de cobertura terrestre, e sem congestionamento de rede, como ocorre em sistemas de conectividade tradicionais. Por esses motivos, o serviço satelital é muito confiável, garantindo operação até mesmo sob situações de desastre.

Veja também: 10 razões para você usar os terminais satelitais ICON ST da Effortech

4. Sistemas de Segurança

Os dispositivos IoT de satélite são totalmente criptografados com base em AES-256, e devido à natureza do serviço e dos protocolos utilizados é muito difícil a interceptação de mensagens, o que oferece uma comunicação sofisticada e segura.

Aplicações da comunicação satelital em IoT

A demanda global por dispositivos conectados é cada vez maior, com grandes perspectivas de crescimento. Segundo previsão da International Data Corporation (IDC), estima-se que até 2025 haverá 41,6 bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas.

Pensando neste futuro próximo, a comunicação via satélite pode impulsionar a IoT, tendo potencial, inclusive, para tornar realidade o conceito de cidades sustentáveis, com a implantação da tecnologia em uma rede inteligente para o melhor gerenciamento da energia e alocação de recursos. Neste panorama, em alguns setores a comunicação via satélite é a única forma de garantir conectividade em grande escala e sem interrupção. Entre eles se destacam:

  • Setores de produção e manufatura – envolvem dispositivos que regulam estações de perfuração em alto mar ou oleodutos no deserto, por exemplo.
  • Setor de transporte – a infraestrutura de conectividade via satélite vem possibilitando, entre outros benefícios, uma maior eficiência no gerenciamento de frotas, rastreamento e capacidades preditivas, seja para manutenção ou segurança.
  • Gerenciamento e monitoramento remoto de ativos – entre diversos segmentos, as operações de energia, mineração, gás natural e petróleo estão explorando o uso de redes de sensores com conectividade via satélite para viabilizar e manter operações em locais geograficamente remotos.
  • Agricultura 4.0 – integra diversas tecnologias a fim de agregar inteligência e automatização aos processos produtivos. Seu principal objetivo é otimizar a gestão e a produção agrícola, reduzindo custos, racionalizando o uso de insumos e possibilitando o aumento de produtividade.

Leia também: Telemetria via satélite: 5 cases de sucesso

Como vimos, a comunicação via satélite é fundamental para diversos negócios e segmentos, seja usada de forma isolada, seja em parceria com tecnologias terrestres. Se você deseja saber mais especificamente como a comunicação satelital pode impulsionar seu negócio, fale agora mesmo com um consultor da Effortech.

Com equipe técnica altamente capacitada, a Effortech está pronta para orientar sua empresa em relação às mais corretas tecnologias e ferramentas de conectividade disponíveis para sua aplicação em IoT, independente do segmento. Podemos auxiliar a sua empresa a tomar a melhor decisão para o desenvolvimento da sua solução, seja por meio de nossas soluções em Hardware e Plataforma IoT, ou por meio de parceiros com experiência consolidada no mercado.