Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

Nova rede de satélites Iridium tem cobertura de polo a polo

Tempo estimado de leitura: 01:18 minutos

A Iridium, empresa de comunicação satelital parceira da Effortech, concluiu em 5 de fevereiro de 2019 a substituição do seu sistema de satélites em órbita baixa por uma nova rede de última geração, conhecida como Iridium® NEXT!

A constelação de satélites Iridium é diferente de qualquer outra em órbita e é a única rede de comunicações com cobertura completa da Terra, de polo Sul a polo Norte. A nova rede é composta por 75 satélites reticulados, sendo 66 ativos e 9 de reserva, que criam uma rede de cobertura em todo o planeta.

Ao contrário de outros sistemas de satélites, a arquitetura em rede da Iridium possibilita o trânsito de dados em tempo real de e para qualquer local no globo sem a necessidade de estações terrestres abundantes e permite manter uma cobertura consistente e de alta qualidade, incluindo regiões oceânicas e polares.

A constelação atualizada da Iridium permite serviços nunca antes possíveis, como o sistema global de rastreamento e vigilância de aeronaves. A rede atualizada também é totalmente compatível com os serviços da constelação de satélites anterior, uma realização notável, dado o tamanho e o escopo da atualização.

Atualmente, a tecnologia da Iridium está incorporada ao ICON ST-I e ICON ST-0, terminais satelitais desenvolvido pela Effortech que intermedim a a comunicação entre dispositivos eletrônicos via satélite, dispensando o uso de redes de celular, LoRa, entre outras.

Vídeo (em inglês) contando a história dos satélites Iridium

Fonte: Iridium Communications Inc.